Vírus para Mac, preciso ter medo?

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Vírus para Mac, mito ou verdade?

Vírus para Mac existem sim. Softwares mal intencionados, os famosos vírus,  são uma ameaça para todos os sistemas operacionais inclusive para o para Mac OS X.

É claro que, comparado ao concorrente Windows, o número de vírus existentes para Mac é ínfimo – mas não pode ser ignorado.

O sistema operacional OS X do Mac é muito mais seguro que o Windows da Microsoft, porém, esse não é o único motivo para a gritante diferença no número de vírus de uma plataforma para a outra.

O Windows está presente em mais de 91% dos computadores pessoais, contra apenas 6,74% do OS X. E é claro que os criadores de vírus vão focar na plataforma com maior base instalada.

vírus no mac

Parece muito bom, não é mesmo? E é sim! Mas ainda não é bom o suficiente para o usuário de Mac acreditar que está imune a qualquer software ou código malicioso.

Há algum tempo, a Apple também exaltava a segurança do Mac com slogans que afirmavam que ele era imune, como por exemplo: “Safeguard your data. By doing nothing” e “It doesn’t get PC viruses”. Que em livre tradução seriam algo como “Proteja seus dados sem fazer nada” e “Mac não pega vírus de PC”

Slogans estes que mais tarde foram trocados por outros que davam ideia de segurança, mas não de imunidade, como “Safety. Built right in”, que em português fica “Construído para ser seguro”. Essa troca aconteceu em 2012, mesmo ano do Flashback, cavalo de Troia que atingiu 750 mil Macs.

O problema são os aplicativos de terceiros

O sistema operacional OS X é bastante seguro, mas ele pode ser infectado por meio de softwares nem tão seguros que são instalados no Mac pelos usuários. Como por exemplo, os poços de problemas, Flash e Java. Estes são, sem dúvida, a maior porta de entrada de vírus no OS X.

Mas softwares mal intencionados não precisam, necessariamente, estar no sistema operacional, eles podem ser até mais perigosos quando se alocam no roteador ou modem. Esses são os que os hackers estão dedicando mais tempo hoje em dia, já que afetam qualquer computador com qualquer sistema operacional. Deles, a única forma de se defender é vendo com cuidado os links que clica e as páginas que abre.

Como proteger seu Mac contra vírus

  • Deixe o seu navegador SEMPRE atualizado! Alguns vírus para Mac só funcionam em versões antigas dos browsers.
  • Atualize o OS X. Sempre que pintar uma atualização na Mac App Store, instale imediatamente.
  • Só habilite Java e Flash Player se for REALMENTE necessário. Algumas pessoas vão precisar, pois muitos bancos ainda usam Java no internet banking e muitos sites ainda tem conteúdo em Flash. Se este for o seu caso, atualize-os sempre, a versão atual já é perigosa, mas uma versão desatualizada é um prato cheio para os hackers.
  • Deixe o Bluetooth desligado quando não estiver usando, ele pode ser porta de entrada para programas maliciosos.
  • No dia-a-dia, use uma conta de usuário sem privilégios de administrador. Assim, qualquer programa que tentar se instalar no sistema precisará de uma senha de administrador.

Conclusão

Todas essas dicas são boas e ajudam a proteger-se contra vírus para Mac, mas a regra mais importante é o bom senso. Não clicar em links desconhecidos, e não instalar programas que você não saiba a origem.

Acho que isso já é o suficiente para se manter longe de vírus no OS X. Algumas pessoas usam antivírus, mas para quem segue as dicas acima, eles podem ser dispensados.

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Você pode gostar...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.

Wordpress SEO Plugin by Wordpress SEO Plugin