Steve Jobs e Steve Wozniak de hackers da telefonia à criação da Apple

Antes de criar a Apple Jobs e Wozniak vendiam equipamentos para hackear telefones.

Leitura obrigatória para qualquer fã da Apple este artigo do Salon mostra um trecho do livro Exploding the Phone: The Untold Story of the Teenagers and Outlaws who Hacked Ma Bell escrito por Phil Lapsley e publicado pela Grove/Atlantic.

O livro conta como Steve Wozniak em 1971, então com 20 anos de idade, leu uma revista da sua mãe. A revista trazia um história ficcional na qual uma rede de pessoas tinha equipamentos que permitiam interceptar ligações telefônicas e até mesmo fazer chamadas telefônicas de graça – termo em Inglês para isto: phone phreaks.

Jobs e Wozniak, de hackers da telefonia a fundadores da Apple.

Steve Jobs,esquerda; Steve Wozniak, direita, cofundadores da Apple. (Foto AP/Sal Veder)

A história lida por Wozniak parecia tão verdadeira que ele logo imaginou que aquilo fosse realmente possível. Imediatamente ligou para seu amigo Steve Jobs, então com 17 anos.

Wozniak e Jobs foram até a biblioteca do Stanford Linear Accelerator Center em busca de algum livro técnico que explicasse como construir algo parecido com que Wozniak havia lido. Encontraram um manual que explicava detalhadamente como as frequências de radio
,chamadas de Frequências Médias (de 300 kHz to 3 MHz), são usadas em telefonia.

A partir dai não foi difícil para Jobs e Wozniak construir o equipamento para fazer as phone phreaks. Em especial para Wozniak que quando criança, ainda na sexta série, já tinha licença de Radio Amador e havia construido seu próprio aparelho de Radio Amador.

Os phone phreakers (hackers de telefonia) dos anos 70 podem ser comparados aos nossos hackers modernos de computadores.

A dupla usava seu equipamento para passar trotes telefônicos.

Construiram alguns esquipamentos para venda.Porém, como o dinheiro que ganhavam vendendo o equipamento não era muito, logo desistiram da ideia.

Para sorte deles, e do resto da humanidade, nunca foram presos por isto.

[via Salon]

Jack

Blogueiro, apaixonado pelos produtos e serviços da Apple.

Você pode gostar...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.

Wordpress SEO Plugin by Wordpress SEO Plugin