Snapchat: envie fotos e vídeos que duram até 10 segundos [Review]

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Snapchat saiba como usá-lo adequadamente

Como tudo começou

Desenvolvido por Evan Spiegel e Bobby Murphy, estudantes da Universidade de Stanford, o Snapchat é um aplicativo (disponível para iPhone, iPad e Android) que permite o envio de fotos e vídeos, de um usuário para outro.

As fotos ou vídeos podem ser visualizados por no máximo 10 segundos.

Convencidos de que emoticons não eram suficientes para transmitirem a emoção sentida pelas pessoas, e amedrontados pela possibilidade de que talvez a emoção compartilhada não fosse apropriada para exposição nas redes sociais convencionais (onde ela poderia ser vista por todos), Evan e Bobby criaram o conceito de compartilhamento de fotos por tempo limitado.

Snapchat

Como funciona o Snapchat

Uma vez instalado, o usuário deverá definir uma senha para poder adicionar contatos presentes ou não em seu celular.

Depois de fazer o login, você pode tirar uma foto, editá-la, adicionar legenda e até mesmo desenhar nela; é necessário também, que se defina o tempo pelo qual a imagem poderá ser visualizada, e quem (dentro de seus contatos) poderá vê-la.

Esse tipo de menssagem instântanea, entretanto, não tem o impacto desejado se a pessoa para qual a foto foi enviada não puder vê-la na hora, o que anula a possibilidade de uma resposta.

Prós e contras

Simples e intuitivo, o “crônometro” (utilizado para definir por quanto tempo a foto pode ser vista) torna o envio das fotos e vídeos divertido – é o que mantém a originalidade do aplicativo. Por outro lado, a baixa qualidade dos vídeos, devida a falta de boas ferramentas de edição; e impossibilidade de importar vídeos de fora do aplicativo, tiram um pouco do seu glamour.

Ame-o ou deixe-o

Embora a limitação do tempo (e posterior desaparecimento da foto) possa fazer com que o aplicativo pareça inútil, a imensa popularidade do Snapchat, especialmente entre adolescentes e jovens adultos sugere o contrário.

Aparentemente, existem muitas pessoas que amam a ideia de enviar fotos e vídeos secretos, sem deixar qualquer evidência. Será?

Durante o tempo em que as pessoas são autorizadas a visualizarem a foto, elas podem tirar printscreen desta, ou seja, elas podem tirar uma foto da foto que, tecnicamente, desapareceria para sempre.

A utilização do aplicativo para o envio de fotos inapropriadas, que contenham nudez, por exemplo, tornam-o extremamente perigoso, pois, com a possibilidade de capturar essa foto, ela pode acabar circulando na internet.

Snapchat para iPhone

Para quem usa

Não há nada de errado em querer compartilhar fotos ou vídeos para consumo imediato, que vão desde caretas até fotos do prato que você está prestes a comer; é uma forma de compartilhar um momento específico com um amigo, e uma quebra nas redes socias tracionais, que são realmente permanentes. Porém, ter cuidado com quem e com o que se compartilha não fará mal a ninguém.

Para os pais preocupados

Perguntem aos seus filhos se eles usam esse tipo de aplicativo, e o que fazem com ele. Provavelmente, eles já sabem o que não devem fazer, mas nunca é demais transmitir um pouco de sabedoria.

O Snapchat é grátis na App Store

E você, o que acha do Snapchat?

[via Fatherhood]

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Você pode gostar...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.

Wordpress SEO Plugin by Wordpress SEO Plugin