Prepare seu Mac para o Mountain Lion

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Share on Facebook0

No começo mês a Apple anunciou que pretende lançar o Mountain Lion em Julho. Muito bem, Julho está chegando e rápido, portanto é hora de deixar seu Mac preparado para receber o Mountain Lion.

Novo OS X Mountain Lion

Faxina de Inverno

Como qualquer objeto que usamos com frequência, nossos Macs também começam a apresentar alguns sinais de desgaste e sinais de uso. Sim, seu laptop pode apresentar alguns arranhões, mas estou falando daquele montec de arquivos desnecessários que vão se acumulando no disco rígido. Podcasts velhos, apps que você nunca usa, e plug-ins de terceiros que nunca foram tocados. Esse tipo de lixo vai se acumulando e fazendo a performance da sua máquina cair. Se não um arquivo, livre-se dele.

Faça um backup local

Se você não tem o hábito de fazer um backup regular do seu Mac, esta deve ser sua prioridade. Compre um HD Fireware 800 (os HD Thunderbolt não tem um preço justo ainda mas este dia logo vai chegar), e conecte na sua máquina. Você pode usar o Time Machine, e tudo corerrá bem – o backup será feito facilmente, pois o mesmo foi desenvolvido nativamente no OS X, e é virtualmente livre de problemas. É o tipo de coisa que você configura e esquece, vai funcionar. Se você é o tipo do usuário avançado você pode usar o SuperDuper!, e ter uma cópia butável do seu HD disponível a qualquer tempo.

Faça um backup online

Isto é muito importante. Uma vez que seu backup local esteja pronto, você deve pensar na melhor maneira de fazer um cópia online dos seus arquivos mais importantes. Se sua casa for assaltada, atingida por um raio, ou pegar fogo, você não vai querer perder todos seus dados. Você pode assinar um serviço como o Mozy ou Carbonite para fazer cópias de segurança automáticas. Se você gosta de escolher quais arquivos vão para a nuvem, então o algo como o Dropbox será perfeito.

Manutenção no HD

De vez em quando é vale a pena usar o Utilitário de Disco. Verifique e repare qualquer erro e certifiqui-se que tudo está correto. Se o Mac começar a se comportar de forma estranha talvez seja a hora de levar sua máquina a uma assistência.

Resumo

Com uma simples manutenção, um bom plano de backup em múltiplos locais e os cuidados do dono, seu Mac estará em ótima forma e pronto para o upgrade quando o Mountains Lion chegar.

[via Macgasm]

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, apaixonado pelos produtos e serviços da Apple.

Você pode gostar...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.

Wordpress SEO Plugin by Wordpress SEO Plugin