Money, gerenciador financeiro para Mac, iPhone e iPad [Review]

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Considero um gerenciador financeiro artigo de primeira necessidade, e ítem obrigatório do iPhone de qualquer um que se preocupe com seu dinheiro.

Diversos são os aplicativos para iPhone, iPad e Mac que ajundam no controle de suas finanças. A escolha do melhor gerenciador financeiro das suas necessidades, entretanto Money da Jumsoft é sem dúvida um grande player neste mercado dos gerenciadores financeiras.

Com o Money você consegue fazer um balanço entre suas contas, monitorar investimentos, criar e controlar orçamentos, controlar contas de banco e cartões de créditos. Saiba até mesmo saber quanto dinheiro você tem na carteira.

Crie contas com facilidade

Para iniciar o gerenciamento financeiro no Money é necessário que você crie ao menos uma conta.

Nesta conta, ou contas, você anotará tudo o que entra (ganhos) e tudo o que sai (despesas), podendo assim fazer um balanço entre o que ganha e o que gasta.

Existem 4 categorias básicas de contas que podem ser criadas: banco, dinheiro, cartão de crédito, ativos.

Na categoria bancos há dezenas de bancos já cadastrados. Nenhum do Brasil. Se você tem conta em algum dos bancos cadastrados você pode importar o extrato bancário diretamente do site do banco. Isto mostra a seriedade dos desenvolvedores. Espero que no futuro haja esta mesma integração com os bancos Brasileiros.

Você pode ainda criar uma categoria de conta livre, que você nomeia como desejar.

Anotar as receitas e despesas

Com no mínimo uma conta criada, chega a hora de anotar de onde vem e para onde vai seu dinheiro.

Para que haja uma organização e você possa depois gerar relatórios e aproveitar o aplicativo da melhor maneira, o ideal é que você inicialmente crie “categorias” nas quais seus ganhos e despesas serão anotadas.

Se você já é usuário de algum outro aplicativo é muito fácil importar os dados. O Money aceita importação de dados nos formatos OFX (Open Financial Exchange), QFX (Quicken Financial Exchange), CSV (comma-separated values) e QIF (Quicken Interchange Format).

Mesmo que você não pretenda transferir dados de outro aplicativo para o Money, esta possibilidade de importar dados é muito legal. Pois você pode, mesmo em bancos Brasileiros, salvar o seu extrato bancário por exemplo no formato CSV e importá-lo diretamente no Money – sem precisar digitar transação por transação.

Quem concentra seus gastos no cartão de crédito tem muita facilidade em inserir os dados, pois basta importar o extrato do cartão de crédito diretamente no Money.

Gere orçamentos

Evite aquela situação em que o mês acaba antes do salário ao criar orçamentos de mantendo-se fiel a eles.

Os orçamentos servem para você determinar o quanto pretende gastar com algo em um determinado período.

Imagine que você determinou que gastará R$ 500,00 por mês com “Alimentação”.

Crie então uma categoria chamada “Alimentação” e um orçamento com o mesmo nome.

Agora, sempre que fizeres alguma despesa com alimentação lance-a na categoria alimentação. Com isto a qualquer momento no “Orçamento Alimentação” você pode saber o quanto já gastou com aquela categoria em um período específico.

Se ainda é dia 15 do mês e você já gastou mais de 50% do valor que havia determinado no orçamento para aquele mês (R$ 500,00), talvez seja a hora de você encontrar uma forma de economizar com alimentação até final do mês – caso contrário você vai estourar seu orçamento.

O dinheiro é seu, você determina aonde e como gastar. Entretanto é legal saber o que está acontecendo com o seu dinheiro.

Relatórios detalhados

Diversos são os filtros para a criação de relatórios. Você pode saber as receitas ou despesas em um período, ou mesmo itens específicos em um determinado período.

Os relatórios podem ser visualizados em forma de lista ou gráfico.

Cuide do seu orçamento no iPhone com Money

Relatório em lista e gráfico no Money

Você pode ainda imprimir ou enviar os relatório por email. Ao enviar por email escolha o formato do arquivo, se PDF ou CSV.

Sincronize entre os diversos aparelhos

Mantenha os dados do seu Mac sincronizados com seu iPhone ou iPad.

A sincronização é feita manualmente via Wi-Fi.

Para que o sincronismo aconteça é necessário que ambos aparelhos estejam conectados na mesma rede de Wi-Fi.

No iPad ou iPhone > Money > Configurações > Sincronismo > Set Library > aparecerá uma senha de 4 digitos. No Mac em Money, localize o iPhone ou iPad que deseja sincronizar, digite a senha fornecida no passo anterior. Pronto, você sincronizou os dados do Money entre seu iPhone ou iPad com o Mac.

Nos testes que realizei não encontrei uma forma de sincronizar apenas entre o iPad e iPhone ou vice-versa. A solução que encontrei foi sincronizar o iPhone com o Mac, e depois sincronizar o Mac com o iPad. Esta solução exige você tenha de ter a versão Mac para poder sincronizar entre o iPad e iPhone.

Money, gerenciador financeiro para Mac

Sincronizar dados do Money entre Mac e iPhone

Em versões anteriores o Money implementou o sincronismo via iCloud, porém depois retirou esta opção pois a mesma apresentou muitos problemas.

Sou fã do Dropbox e gostaria que o Money tivesse um mecanismo de sincronismo via Dropbox. Quem sabe numa versão futura.

Conclusões

A Jumsoft é um empresa que já está no mercado há um bom tempo e provavelmente continuará por muito tempo, sendo portanto a compra do Money uma opção segura.

O Money é um aplicativo robusto, bonito e eficaz para que você faça o controle das suas finanças.

Fiz extensos testes no Mac, iPhone e iPad. O aplicativo mostrou-se estável e confiável, apresentando uma interface bacana e funcional.

O ponto negativo fica por conta da sincronização que é manual e exclusiva por Wi-Fi. Ainda assim isto é algo que não tira o brilho do aplicativo.

O Money by Jumsoft para iPhone custa USD 1,99 na iTunes App Store.

O Money by Jumsoft para iPad custa USD 4,99 na iTunes App Store.

O Money by Jumsoft para Mac custa USD 39,99 na App Store.

E você, qual gerenciador financeiro usa para o seu iPhone?

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, apaixonado pelos produtos e serviços da Apple.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Jack disse:

    Marcelo,

    Se você pensar apenas na conta “cartão de crédito”, sem levar em conta as outras contas que eventualmente você tenha criado você terá dificuldade em lançar o pagamento mensal do cartão de crédito.

    Você deve ter ao menos 2 contas criadas. Uma que chamarei de “VISA” e outra que chamarei de “Banco do Brasil”.

    Ao longo do mês cada despesa feita no cartão de crédito você vai lançando na “conta cartão de crédito”. E no dia que você efetivamente fizer o pagamento da fatura do cartão você lança este valor como sendo uma transferência da sua conta “Banco do Brasil” para a conta “VISA”. Assim o “balanço” na conta “VISA” refletirá sempre o que ainda falta pagar no cartão de crédito. Um jeito bacana de saber o quanto ainda deve no cartão de crédito.

    Abraços

    • marcelo disse:

      Humm eu estava fazendo ao contrário, transferência da conta VISA para o BB …

      Se for possível me explique a respeito do reconcilie account pois não entendi como utilizar essa ferramenta.

      Muito obrigado pela atenção
      Abs

      • Jack disse:

        Marcelo,

        O “Reconciling” diz respeito a fazer um verificação, para ver se o que foi lançado está correto.

        Então por exemplo ser você fizer o “Reconciling” na conta do “Banco do Brasil” significa que você conferiu os lançamentos que aparecem no seu extrato do Banco do Brasil e os lançamentos que você fez no aplicativo na conta chamada “Banco do Brasil”. Você pode fazer o “Reconciling” de uma transação isolada, ou de toda a conta.

  2. marcelo disse:

    Boa tarde,

    Por favor me ajudem com uma dúvida, faço os lançamentos na conta cartão de crédito aí como faço para qdo efetuo o pgto. da fatura lançar esse pagamento na conta corrente ?

    Para que serve a função reconcilie account ?

    Obrigado

  1. 31/03/2013

    […] fizemos um post falando muito bem, e gostamos tanto do Money para iPhone que decidimos sortear 4 promo codes para […]

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.

Wordpress SEO Plugin by Wordpress SEO Plugin