Como ativar e configurar o iMessage no seu iPhone

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Share on Facebook0

Saiba como ativar e configurar o iMessage no iPhone

Mesmo o iMessage estando entre nós desde o iOS 5, há muitos usuários do iPhone que não usam o iMessage, por simples desconhecimento.

Vocês não sabem o que estão perdendo.

O que é o iMessage do iPhone

O iMessage é uma plataforma de envio de mensagens, similar ao tradicional serviço SMS de envio de mensagens e ao MMS. A grande vantagem é que o serviço é grátis, desde que você esteja conectado à internet.

Funciona perfeitamente entre usuários de iPhone, iPad, iPod touch, e até mesmo para usuários Mac com Mountain Lion.

O iMessage funciona dentro do próprio aplicativo nativo de mensagens do iPhone ou Mac.

O sistema é inteligente, os usuários que não tiverem iMessage receberão as mensagens normalmente como sendo um SMS. Neste caso, claro o SMS será cobrado por sua operadora de telefonia.

Você pode mandar mensagens de texto, fotos e vídeos. O envio de mensagens é ilimitado, você nunca será cobrado pelo envio de mensagens entre dispositivos que utilizem o iMessage.

Como configurar o iMessage no seu iPhone

O iMessage é ativado quando você liga/configura seu iPhone pela primeira vez. Ele utiliza sua conta na Apple iTunes Store para isto – e é grátis.

Entretanto, para tirar o melhor proveito do iMessage,  é bom configurar todas suas opções. Basta seguir este tutorial para ativar e configurar o iMessage:

  • Passo 1: Ativar o “iMessage”.No seu iPhone 4, 4S ou 5, vá em Ajustes > Mensagens > ative o iMessage.Como ativar e configurar o iMessage no iPhone
    Se é a primeira vez que você faz o processo, pode aparecer uma mensagem da sua operadora dizendo que para esta ativação inicial poderá ser cobrado o custo do envio de um SMS.

    Você saberá que deu certo e o iMessage está ativo simplesmente por visualizar que o iMessage está ativo. Você não receberá email ou SMS avisando que o serviço foi ativo.

    Como ativar o iMessage no iPhone

  • Passo 2: Configure o “Recibos de Leitura”.Ao ativar o “Recibos de Leitura” no seu iPhone a pessoa que lhe enviar alguma iMessage saberá que você a recebeu.
    Confimar recibo de leitura no iMessage

    Se a pessoa para a qual você enviou a mensagem estiver com o “Recibos de Leitura” desativado, você não saberá se ele recebeu sua mensagem – a não ser que ele lhe responda.

  • Passo 3: Configure o “Enviar como SMS”.Se a pessoa com a qual você quer se comunicar não puder ser alcançada via iMessage, seja porque sua conexão à internet (Wi-Fi ou 3G) não está ativa ou porque simplesmente não tem iMessage/iPhone, então a mensagem será enviada como um SMS comum – e cobrado pela operadora.Aconselho a ativar esta função, pois assim sempre suas mensagens chegarão ao destinatário – seja por iMessage (grátis) ou por SMS (pago).Claro que este “sempre será entregue”, mesmo que em SMS, funcionará apenas se o receptor da mensagem possuir um número de celular no seu iPhone ou iPad com 3G.
    Enviar como SMS
  • Passo 4: Configure o “Enviar e Receber”.Configurando o “Enviar e Receber” você pode dizer para o iMessage que deseja receber suas mensagens somente no seu número de celular, no email que identifica sua conta na Apple iTunes Store ou em ambos. Você pode acrescentar quantos emails desejar.De qualquer forma, o seu email da sua conta na Apple iTunes Store será sempre seu email principal. E é no seu número de celular que a iMessage será enviada como um SMS caso você esteja sem conexão de internet – e o quem estiver enviando a mensagem deixou o “Enviar como SMS” ativado.
    Enviar e receber com Apple iTunes Store ID no iMessage

Você pode ainda enviar fotos e vídeos diretamente do rolo de câmera, bastando para isto clicar na imagem ou vídeo e então escolher para enviar como “Mensagem”.

Como enviar foto e vídeo de graça pelo Imessage

Observe que o iMessage funciona tanto por Wi-Fi como por 3G. Pelo Wi-Fi é grátis, e através do 3G apenas consumirá uma mínima parte do seu plano de dados.

Sua operadora não cobrará por iMessages enviadas ou recebidas, a não ser que as mesmas tenha de ser enviadas como SMS, como já explicado acima.

No iPhone, quando o fundo da sua mensagem de texto estiver em azul e não verde, você sabe que está usando o iMessage e não SMS. E que tudo vai ser mais rápido, gratuito, que todos os seus destinatários com dispositivos Apple vão receber a mensagem e que você vai ficar sabendo quando isso acontecer. Os que têm SMS vão ficar verdes de inveja.

Pronto, você já pode começar a enviar iMessages com seu iPhone!

 

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, apaixonado pelos produtos e serviços da Apple.

Você pode gostar...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.

Wordpress SEO Plugin by Wordpress SEO Plugin